Antes de mais, vamos perceber o que é exatamente isto do aquecimento central: resumidamente, consiste num sistema que permite aumentar a temperatura ambiente e baixar a humidade relativa do ar no interior de um espaço fechado, criando condições confortáveis ao utilizador em situações de baixas temperaturas exteriores.
O aquecimento central fornece calor a todo o espaço interior, partindo de um ponto e espalhando-se por todas as divisões. A grande diferença é que o aquecimento central gera calor a partir de um ponto único. O calor é depois distribuído pelos diferentes espaços através de tubagem própria, circulação de água por canos.
Em termos de temperatura, o ideal será que mantenha o ambiente interior na ordem dos 19/20º C. Nem muito mais quente nem muito mais frio. Esta temperatura, além do conforto que proporciona, ajuda a diminuir a desagradável sensação de humidade e evita a formação de humidade e bolores.
Ter aquecimento numa casa é uma situação bastante vantajosa por vários motivos, incluindo motivos de saúde e de segurança. Para além da principal vantagem de tornar os ambientes mais quentes e agradáveis, este sistema ajuda a mitigar a formação de humidade e de mofo que acaba por afetar a saúde dos seus moradores, sobretudo aqueles com mais sensibilidade a problemas respiratórios e alérgicos.
Além disso, a pressão sanguínea e o ritmo cardíaco podem também ser alterados quando estamos sob temperaturas muito frias, pelo que o sistema se torna outra vantagem neste sentido.
Finalmente, importante referir também que, com um ambiente temperado e livre de bolores, as noites de sono são também mais relaxadas e tranquilas.
Como funciona um sistema de aquecimento central?
O funcionamento de um sistema de aquecimento central é simples: A água entra na caldeira e é aquecida. Esta água quente entra na rede de tubos e é encaminhada até aos radiadores.
Dentro dos radiadores, a água aquecida troca a sua energia com os mesmos, ou seja, a temperatura da água diminui e a dos radiadores aumenta.
Quando a temperatura dos radiadores sobe acima da temperatura ambiente, estes últimos trocam por sua vez, a energia com o ar ambiente, aumentando a temperatura da divisão onde estão instalados. Após este processo, a água entra novamente na rede de tubos e é reencaminhada até à caldeira, dando continuidade ao processo de aquecimento ambiente.
Como é constituído um sistema de aquecimento central?
Um sistema de aquecimento central é constituído por: – Uma caldeira destinada ao aquecimento de águas; – Uma tubagem; – Radiadores destinados ao aquecimento do ambiente (opcionais, caso se opte por pavimento radiante) – Reguladores e programadores – Se se quiser associar mais conforto na utilização de A.Q.S. em várias torneiras em simultâneo então instala-se um depósito acumulador.
A utilização de um termóstato numa instalação de aquecimento central, permite poupar energia?
Nos sistemas de aquecimento central, pode-se controlar os parâmetros de tempo e temperatura, permitindo obter conforto e poupança energética. Num sistema de aquecimento central com termóstato, a poupança energética poderá chegar a ser entre 15% a 20%, comparativamente à mesma instalação sem existência de elementos de regulação. Os elementos de regulação permitem determinar a temperatura da divisão em que estão instalados e o horário de funcionamento do sistema.
É possível instalar um aquecimento central em qualquer casa?
Sim! Os sistemas de aquecimento central actualmente comercializados são versáteis ao ponto de serem instaláveis em qualquer habitação. Qualquer apartamento ou moradia, novo ou antigo, pode receber uma instalação de aquecimento central e assim desfrutar de toda a comodidade oferecida por este sistema. De facto, não é necessário que uma casa esteja equipada de raiz com todas as tubagens de água que constituem o sistema. Existem, hoje em dia, componentes modulares que permitem efectuar a instalação em qualquer casa, esteticamente integrados e sem ser necessário proceder a grandes obras na habitação.
Onde instalar uma caldeira termionize?
A sua montagem deverá ser feita por um técnico credenciado, a caldeira Termionize não produz ruído, não tem cheiro, não produz gases (não necessita de chaminé) e é compacta o que permite ser instalada em qualquer local da habitação.
Vantagens caldeira Termionize
A extrema simplicidade deste sistema de aquecimento ecológico permite uma economia considerável sobre a factura energética do utilizador: até 50% em comparação com uma caldeira a gasóleo ou a gás butano/propano.
- Sem manutenção: Apenas o fluído do circuito primário deverá ser substituído em cada 4/5 anos e os eléctrodos da unidade ionizadora em cada 20 anos.
- Estético e discreto: instalação mural de reduzidas dimensões (100 x 62,5×26).
- Silencioso: A montagem no interior da habitação ou próximo do circuito de utilização permitem uma redução considerável das perdas térmicas da instalação;
- Fiável: Sem utilização de resistência eléctrica e graças ao seu equipamento mecânico, a caldeira está concebida de tal forma que o risco de avaria é praticamente nulo.
- Com 5 anos de garantia, o mesmo funcionará por muito mais tempo graças à simplicidade do sistema.
- Eficiente: eficácia próxima dos 100% qualquer que seja a temperatura exterior.
- Ecológico: não contém produtos nocivos. Funcionamento em circuito fechado e sem emissão de CO2